quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Texto longo: Fujam! Balanço do último mês de novo plano alimentar + Cogumelos recheados de soja

Finalmente o balanço deste úlimo mês. O que mudou?
Na realidade, mudou mesmo muita coisa nos últimos tempos da minha vida. Quem já me lê há algum tempo sabe que eu perdi mais de 20kg, cheguei a um peso saudável depois de uma dieta que me levou a aprender a comer, que mudou a minha forma de encarar a comida e que me transformou numa pessoa diferente, sem sombra de dúvidas, mais saudável e feliz!

Apaguei várias fotos da altura, mas tenho uma que me marcou, o ponto em que comecei a chegar aos 70kg:



(é surreal esta foto ser minha, eu saber que já subi à balança e vi este número...hoje de manhã pesei-me e vi menos 20kg!)

Depois de ter atingido um peso mais baixo, ainda estava longe de mudar tudo, a mentalidade é o que demora mais a mudar, como sabem! Depois do peso estabilizar, comecei a abusar, a ceder e o peso foi aumentando ligeiramente, até aumentar uns 5kg.

Quando comecei novamente a ler blogues, a interessar-me sobre um estilo de vida mais saudável (não apenas de dietas) ganhei ânimo para ir para o ginásio, para começar a cozinhar pratos diferentes, para procurar novos ingredientes todos os dias e tratar bem melhor de mim. Como consequência disso perdi uns 8kg, mas o problema é que não conseguia parar...cada vez me sentia mais obcecada, mais presa à comida. Passava o dia em restrição absoluta, comia claro, fazia as minha refeições todas...mas nunca passava a linha, se alguém tinha um chocolate para oferecer eu começava logo a pensar que não podia estragar o dia clean que tinha tido, se havia uma festa de anos eu entrava em pânico por comer bolo, quando ia a casa de fim-de-semana ficava logo tensa a pensar nos abusos que iria cometer... até que a minha família, os meus amigos e as pessoas à minha volta começaram a reparar e a chamar-me a atenção. Eu vou ser sincera, até me sentia bem de, pela 1ª vez na vida, ouvir alguém dizer-me que estava magra, que podiacomer...eu nunca ouvi isso em toda  minha vida, será assim tão estranho sentir uma ponta de felicidade?

Mas a verdade é que comecei a sentir-me infeliz, nervosa com a comida e esse não era o objectivo. Decidi então ir à nutricionista novamente. Porque não ir à pessoa que mais me ajudou até hoje? Que me fez perder 20kg de forma equilibrada? Parceu-me a solução ideal...e não me enganei!

O meu novo plano já conhecem, e também já admiti que nem sempre cumpri. O que mudou foi a minha forma de encarar as coisas...ainda tenho muito para andar, por vezes, ainda fico nervosa com um abuso que cometi...ainda penso voltar atrás e controlar novamente a comida...mas esses dias, já são escassos! Tenho comido de tudo, relaxei completamente. Como podem ver pelos meus menus, as minhas refeições continuam saudáveis, tento escolher bem os alimentos, controlar as quantidades e fazer opções que sei que são saudáveis para o meu dia-a-dia. Mas também tenho dias de abusos, dias em que saio com os amigos e como o que me apetece, bebo o que me apetece e sinto-me cada vez menos culpada. Eu sei que sou uma pessoa diferente agora, não toco em sumos, não preciso de colocar açúcar em nada porque acho tudo doce, já sei abdicar de coisas que não gosto assim tanto, já sei ver uma mesa cheia de coisas deliciosas e escolher calmamente o que vou comer, sem achar que o mundo vai acabar e tenho que devorar tudo, ou pelo contrário, não tocar em nada como se estivesse de castigo.

A verdade é que não engordei. Pelo contrário, até houve algumas descidas no peso, compensadas depois por alguns abusos no fim-de-semana. Um mês depois, estou com o mesmo peso praticamente, as minhas roupas continuam a ficar-me bem, até arrisco dizer que estou mais tonificada e que se notam mais os treinos que tenho feito, talvez porque as quantidades de comida estão mais ajustadas.

Consigo agora perceber melhor que só porque abuso uns dias, ou porque como qualquer coisa que me apetece à noite, ou porque um dia há um bolo e eu como uma fatia...não engordo 10kg! As minnhas refeições semanais são equilibradas...mas neste mês comi coisas que não comia há mesmo muito tempo...e isso não mudou nada no meu corpo.
A única diferença é que não estou a perder peso de semana para semana como estava a acontecer nos últimos tempos...todos os dias pesava menos e quando não pesava entrava em stress. Mas para quê? Eu, no fundo, não quero pesar menos, era um absurso estar tão dependente da balança, de um nº que já nem eu própria sabia qual era, era sempre menos, só isso. Não fazia sentido, eu quis emagracer para me sentir bem comigo mesma, para ser mais saudável...para quê deitar tudo a perder?

Eu quero mostrar-vos com isto que o equílibrio é muito importante, independentemente do peso de cada um que me lê, o importante é sentirem-se bem, mesmo perdendo peso, nunca podem deixar que a comida mande em vocês e dite o estado de espírito.

Para a semana tenho a 2ª consulta e depois dou-vos as medidas todas tiradas na 1ª consulta e agora. Estou curiosa para saber o que mudou...e acho que isso me vai deixar mais confiante e mais calma!

Agora quero continuar este percurso, manter-me saudável, continuar no ginásio porque me faz sentir bem e porque sinto o meu corpo cada vez melhor, quero aumentar ligeiramente a massa gorda (nunca sonhei dizer isto) porque isso me trouxe problemas de saúde e quero estar bem...quero que o que eu vos mostro aqui, vos transmita isso e ajude algumas pessoas como eu :). Aproveito para dizer que fico triste por ler alguns comentários anónimos por aí, destrutivos e que afastam as pessoas daqui...temos sempre que ouvir opinões e isso é bom...mas também acho que é importante ter cuidado com as palavras e ter consciência de como isso pode afectar quem as vai ler.

Por fim quero agradecer-vos, nunca pensei que as vossas palavras me ajudassem tanto :)! E há uma menina especial, que perdeu horas comigo e me ensinou muito, obrigada, mesmo.

E findo este discurso, aqui ficam as fotos do meu almoço: Cogumelos recheados com soja e legumes + couves bruxelas e couscous

Muito simples, preparei a soja granulada fina na wok com alguns legumes, recheei os cogumelos, coloquei mozzarella por cima e forno :) Muito bom, leve, rápido e simples!






E agora mesmo, mesmo, para terminar (porque falas tanta tralhas???) Minhas gaijas bouas, já viram o desafio da Moça, feito com a ajuda da Joana?

Toca a arranjar par =D! eu acho o desafio um máximo...aliás, outra coisa não se esperava daquela miúda =)

Vejam o post aqui.



Só a imagem diz tudo, esta mulher é uma artista =)!

Bora lá cumprir um desafio no mês de Dezembro?

Até amanhã,

9 comentários:

  1. a tua relação com a balança é parecida à minha. não queria emagrecer mas gostava da sensação de ver os numeros a descer.

    ainda nao provei cogumelos frescos, mas essa tua refeição tem muito que se lhe diga.

    beijocas

    ResponderEliminar
  2. é bom saber um bocadinho mais de ti :) eu nunca tive problemas alimentares, sempre comi tudo o que queria sem cuidados de maior e nunca passei os 51kg, mas hoje em dia a minha relação com a comida e com o desporto mudou. é mesmo um estilo de vida porque passei a fazer outro tipo de escolhas, a saber equilibrar o que como e como como. sei que há dias (refeições) que fogem do ideal, sei que há almoços de família que por vezes são exagerados, sei que há aquela fatia de bolo que não podemos negar mas isso também acaba por ser saudável. a chave é o equilíbrio e a aceitação. não é isso que nos vai fazer engordar. aliás, depois sabemos equilibrar isso com exercício físico e com o regresso à nossa vida alimentar normal e é como se não tivesse acontecido.
    sinto-me muito bem comigo agora, sem stresses com o peso, de boa relação com a comida e a apaixonar-me cada vez mais pelo exercício físico e a verificar que esta mudança foi muito boa para a minha vida, mesmo como pessoa :d

    ResponderEliminar
  3. Tu estás toda jeitosa... podes e deves gostar de ti, mas sem stress, sem nervosismo.

    ResponderEliminar
  4. Olá :D
    Antes de mais dizer-te que compreendo tudo o que disseste sobre o peso. Já te comentei a minha experiência, quando ainda tinhas o wordpress. Estou a pensar fazer um post em dedicatória à minha mudança, afinal de contas estão quase a fazer dois anos que mudei de vida.
    Adoro ver as tuas comidas e acho que vai ser por tua culpa que vou começar a comer mais soja e vou provar tofu :P
    Beijinhos e boa continuação*

    ResponderEliminar
  5. Olá :)
    Gosto muito deste blog! Bem, também perdi peso e houve um momento em que passei os limites e a comida e a dieta estavam na minha cabeça o dia todo, mas todo. Emagreci mais do que os meus objetivos iniciais e sentia-me mesmo mal se "pecasse"um pouco. Hoje em dia, já engordei mais do que gostaria. Mantenho um peso saudável, mas quero emagrecer uns 4 quilitos. No entanto, não cometo exageros para o conseguir nem penso nisso a toda a hora. Sinto-me mais saudável e até mais feliz, mesmo não estando tão magra, porque naquela altura aquilo dominava-me.
    Pelas fotografias que vi, tens um corpo 5*. Excelente forma meeesmo!Parabéns! És um exemplo!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Eu não fugi e li o texto todinho :P
    Bem tralhas como sempre , admiro a tua força de vontade. As tuas inseguranças com a comida desapareceram e isso é muito bom, não é por comeres uma fatia de bolo que vais estragar a dieta. Eu acho que isso é um amadurecimento em relação à tua alimentação.
    Quem diria que querias aumentar a massa magra eheheh, isso há um mês atrás não estava nos teus planos mesmo, agora com o desafio da Moça/Joana é que vai ser. HC's e muitaaaa proteína.
    Adorei ler, e desejo.te muita força e sucesso em tudo.
    Exercício + Alimentação saudável = Muita saúde

    Beijossss

    ResponderEliminar
  7. Já percorreste um longo caminho e fico feliz por ver que tudo correu bem e que conseguiste atingir um equilíbrio na tua vida :)

    ResponderEliminar
  8. Acho que referes aí uma coisa importante...
    perder peso a mais não é de todo o mais saudável...
    é como ter peso a mais.
    é compreensível o teu medo de subir de peso, mas tu tens uma alimentação muito saudável, e fazes exercício, podes sem duvida relaxar (até porque precisar de aumentar a massa gorda, por isso podes relaxar mesmo :D)

    Esses cogumelos têm mesmo bom ar...
    Uma pessoa quando se habitua a usar cogumelos frescos, não tem a minima vontade de comprar enlatados!!

    é tão fixe que voces tb participem :D
    weeeee

    ps: os teus pés são tão fofinhos :D
    (adoro pés)

    Beijinhos grandes e um bom dia para ti, cara linda

    ResponderEliminar
  9. Pelos comentários aqui vejo que deves ter posto foto tua com o novo peso :) ainda não vi, mas já vou cuscar!!

    Li todo o texto, identifiquei-me com várias coisas. Já passei por esse processo de conseguir chegar a ao peso ideal, de fazer exercicio e andar tonificada e de otimo humor, de procurar alimentos alternativos e saudáveis....até me deixar cair em tentação e estar com o número que tens na balança. Aí percebi que tinha de voltar ao gym, tinha de cuidar da alimentação, ir a um nutri, estava disposta....acontece que não o vou poder fazer neste momento, surgiram umas questões que me impedem de o fazer. Por isso continua infelicissima com o meu corpo e como não posso fazer aquelas coisas todas que falei atrás, só me apetece comer mais...é dificil de gerir!!
    continua no bom caminho, é um excelente exemplo!!!

    ResponderEliminar