quarta-feira, 5 de junho de 2013

Refeição macrobiótica

Hoje fui almoçar a um restaurante macrobiótico. Já não consigo ter a certeza quem, mas sei que uma de vocês me recomendeu este restaurnante há uns tempos :), já tinha ido lá mas na altura não tirei foto.

A refeição de hoje:




  • Sopa branca (couve-flor)
  • Feijão zuki, arroz integral, batata doce assada, legumes variados crus (milho, cenoura e pepino), salada e ervilhas.
  • Chá

Apesar de parecer um prato com demasiados HC, não é de todo um prato incompleto. Tem proteínas, HC, tem sementes, legumes da época cozinhas de diferentes formas, tornando este prato numa bomba de coisas boas! eu não comi o arroz e feijão até ao fim, era imenso.

Tinha ainda 3 sobremesas sem açucar, mas eu não comi: Salame caseiro, Tarte de maçã canela, Mousse de manga

Alimentação macrobiótica:

Existe por vezes a ideia de que a Macrobiótica e o vegetarianismo se regem pelos mesmos princípios, o que não é verdade - o regime macrobiótico, sendo predominantemente de origem vegetal, não é necessariamente vegetariano, pois o uso de produtos animais (principalmente peixe) é aceitável. Os seus seguidores consideram-na uma alimentação adequada ao meio ambiente, acompanhando o ritmo das estações do ano e respeitando a evolução físico-psíquica e biológica de cada um, bem como o seu próprio nível de discernimento. Esta dieta tem por base as leis naturais que regem o universo e é o reflexo da ordem do universo.


Os cereais integrais, particularmente o arroz, os vegetais, as leguminosas e algas marinhas são os alimentos básicos da cozinha macrobiótica, obedecendo a sua preparação ao princípio universal Yin-Yang, adequado ao equilíbrio do Homem-Natureza e ao ritmo das estações. Outros alimentos, tais como as frutas e produtos animais, são incluídos em maior ou menor quantidade consoante a época do ano, clima, circunstância e condição ou actividade individuais.


Alguém por aqui que siga este tipo de alimentação? Eu adoro experimentar :) e sou fã!


15 comentários:

  1. Olha que bom!!! Tenho de assar batata doce para experimentar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Se foste ao KI em Aveiro, fui eu :-) Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um espaço agradável e com atendimento simpático ;-) Também gostei bastante (quando lá fui comi sopa de quinoa e feijoada; como era na altura do natal, as sobremesas eram à descrição; bem como o chá (acho que é sempre), o que acho uma ótima ideia. Tem um cantinho com mesa e livros para as criancinhas, o que me parece mto bem. A repetir. Cá pelos algarves, não encontrei ainda macrobiótico; mas gosto do Gengibre e Canela (em Faro) - vegetariano, e há dias conheci um em Albufeira que tb tem comida para todos os gostos, o Eurásia. Quando vivia nos arredores de Lisboa adorava ir ao Celeiro no Rossio, que é macrobiótico. Nunca mais lá fui, mas na altura tinham sempre muitos pratos, todos bons (havia um Bacalhau à naturista e o prato chinês que eram divinais) e o ambiente era giríssimo (isto já lá vão uns 20 e tal anos, credo!!!). Beijocas!

      Eliminar
  3. nunca comi, mas gostava de experimentar :b
    este ano tive foi a oportunidade de conhecer um vegetariano e uma vegan :p

    ResponderEliminar
  4. Muito bom aspecto! Nunca experimentei um restaurante macrobiótico, é a próxima experiência! :D

    ResponderEliminar
  5. Xi tenho mesmo muita curiosidade em experimentar comida macrobiotica, agora depois de ver as fotos fiquei ainda mais curiosa!!!

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  6. Essa sopa deve ser um espectáculo.

    ResponderEliminar
  7. Que bom aspecto! Parece tudo delicioso :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  8. Enquanto tirei o curso tinha uma cantinha de macrobiótica na Universidade e andava sempre lá batida. Adoro! Já comi coisinhas maravilhosas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Embora goste mais da vegetariana, a comida macrobiótica também é muito boa :) desde pequenina que tenho o hábito de comer mais ou menos uma vez por mês :)
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Nunca experimentei... mas vou tentar, obrigada pela dica! :)

    ResponderEliminar
  11. as únicas vezes que comi macrobiótica foi na cantina da universidade :/ não conheço nenhum restaurante mas gostava de voltar a experimentar! o que mais me recordo eram os hamburgers e eram tão bons!! :)

    ResponderEliminar