quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Barriguita e alimentos a evitar

Bom dia!!

Esta semana está finalmente a correr super bem (tenho medo de falar porque ainda faltam 2 dias)... não tive nenhum susto e sinto-me com muito mais energia, sem enjoos...parece que essa fase está oficialmente a passar :D!

Aqui fica uma foto mais recente:




E agora as refeições dos últimos dias. Parece que já estou a entrar no ritmo, o peso estabilizou completamente :) valha-nos isso! Tenho conseguido controlar a vontade de comer o mundo como nos primeiros tempos...

Pequeno-almoço: Tem variado entre torrada/pão com queijo magro/papas de aveia + sempre frutinha + Leite com cevada

1/2 manhã: bolacha de milho com fruta ou iogurte magro com fruta

Almoço: 
3ª feira: Sopa + Seitan no forno com batata doce e cenoura + Maçã
4ª feira: Sopa + Feijoada de tofu e legumes + Maçã

Lanches: Papas de aveia com babana/torrada/pão com queijo + Chá

2º Lanche: Nem sempre como mas quando acontece costuma ser fruta ou bolacha Maria

Jantar:
3ª feira: Sopa + Ovas com tomate e arroz + Pêra



4ª feira: Sopa + Salmão no forno com massa + Pêra cozida



Vamos falar de alguns alimentos proibidos ou a evitar nesta fase da vida:


  • Marisco: não necessariamente todo o tipo de marisco. Podem optar por comprar congelado e cozinhar em casa. Eu já comi camarão por exemplo. Marisco fresco ou em restaurantes é fortemente desaconselhado.
  • Ostras ou sushi: aliás, todo o peixe cru (ai ai sushi, i miss you!)
  • Carne mal passada: toca a dizer adeus ao bifezinho cru...principalmente para quem, como eu, não é imune à toxoplasmose
  • Peixes com alto teor de mercúrio: como é o caso do peixe-espada, merluza e atum
  • Ovos crus (e maionese caseira): salmonelas amigas...toca a evitar! nada de ovos crus, sobremesas com ovos crus, nada de rapar a forma do bolo...nada disso
  • Bebidas por pasteurizar
  • Queijos moles: aqui entra o meu problema...os queijos são grandes fontes de bactérias. Especialmente os queijos moles e frescos que são feitos de leite não pasteurizado - contém bactérias como a Listeria (responsável pela listeriose). Os queijos como o queijo azul, camembert, feta, brie, créme, fresco, etc… são para evitar. (não vos dizer o que já comi de quejo brie e quejos moles tipo Philadelphia)
  • Enchidos: de qualquer tipo...
  • Adoçantes artificiais
  • Infusões de ervas: os chás não são inofensivos, muito cuidado com chás de ervas!
Há outros cuidados a ter, no geral:

  • Lavar muito bem os alimentos que se comem crus (saladas, frutas...)
  • Preparar e cozinhar os alimentos de forma simples;
  • Beber cerca de 1,5 litro de água por dia, assim como entre meio litro e um litro de leite ou seus derivados (eu bebo uns 3L)
  • Retirar sempre a gordura visível da carne e evitar as partes queimadas;
  • Reduzir o uso de alimentos muito condimentados e com demasiado sal.

11 comentários:

  1. Sim, muita gente pensa que os chá são naturais e não fazem nada... Chá de erva de são roberto é altamente abortivo!
    E já agora, também outra curiosidade que muitas pessoas não sabem, a salsa também pode ser abortiva, por isso convém evitar pelo menos até às 12 semanas!


    Beijinhos e que tudo continue a correr bem :)

    ResponderEliminar
  2. Olha que há médicos que não desaconselham o sushi, e há grávidas que comem sushi a gravidez toda ;) Se quiseres informo-me sobre isso, mas só se achares que não ias ficar preocupada com isso (porque também não vale a pena comeres para depois ficares preocupada com a questão).

    Vais ser uma grávida linda ;)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Eu também não sou imune à toxoplasmose o que é uma grande treta :( Fora de casa, limita muito mais os pratos.
    Queijos - acho que o queijo philadelphia é seguro assim como os queijinhos frescos que vêm fechados. Cada cabeça sua sentença, mas a minha obstetra deu luz verde.
    Espero que continues a sentir-te bem :)

    ResponderEliminar
  4. Quando estiver grávida o que me vai custar mais, vai ser não poder comer os queijos! :)

    ResponderEliminar
  5. Adorei o post. Cha de canela e cha preto e mesmo um perigo.
    Que cora tudo beeeem mama

    ResponderEliminar
  6. Estou a ver que temos aqui uma futura mamã super em forma :) Barriguinha fofa =)

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. ohhhhh, nota-se qe estas mesmo feliz e orgulhosa dessa barriguinha ;D
    boa sorte

    ResponderEliminar
  8. Tralhas...boa sorte para hoje :) que esteja virado para o sitio certo!

    ResponderEliminar