quarta-feira, 20 de março de 2013

A Guerra dos Hidratos - Vilão?

Eu detesto a palavra dieta... já fiz dietas e nunca tive resultados!

a 1ª vez que tive nas mãos o plano ideal (e último que fiz), tinha no topo Reeducação Alimentar. As primeiras palavras da minha nutricionista foram: "eu não passo planos para dietas, nem suplementos!"

na altura não gostei, queria algo imediato. na altura, eu não percebia nada de alimentação.

Um prato saudável é isto:




A minha opinião, e a da minha nutricionista, é esse o prato que devemos fazer. 
Eu não vou nunca concordar com a falta de hidratos ao jantar já que é uma refeição com outra qualquer, o nosso corpo continua em funcionamento, a dormir continuamos a perder energia como sabem e não há nada que prove que não devemos comer um prato saudável à noite, e saudável, é isso.

O que por vezes as pessoas não entendem é quais os hidratos a comer...obviamente, devemos dar prioridade aos cereais integrais, devemos evitar HC brancos como arroz ou massas. 

Além disso, o segredo está nas quantidades... muitas vezes, as pessoas enchem o prato de hidratos...e depois 1 bifezinho. Errado! Quando me vêem colocar 4 colheritas de arroz comentam "só isso??"...sim, isso basta, é o suficiente!

Não quer dizer que não se evitem hidratos para treinos específicos de ganho de massa magra, ou para alcançar alguma meta. Mas não me venham dizer que é assim que se perde peso...porque isso eu sei que não.



Os HC têm uma má fama... e os nutricionistas tentam mudar essa imagem, cada vez mais. Eu espero que isso realmente vá mudando pouco a pouco e as pessoas percebam que quando engordam, não é por comerem um prato destes saudáveis!

eu já pesei mais 25kg e sei muito bem o que fazia errado. e não, não era comer 3 ou 4 colheres de arroz ou massa.



Dêem uma oportunidade aos hidratos, em pequenas quantidades! Lembrem-se, um corpo com pouca quantidade de comida, é um corpo que não queima gordura...que absorve tudo o que ingerimos porque está em falta.

e repito, é apenas a minha opinião e o que resultou comigo. 

41 comentários:

  1. Por acaso, ao jantar a minha nutricionista aconselhou a comer só sopa (sem batata) e fruta cozida, a verdade é que acabo por sentir sempre alguma fome antes de dormir. :S
    Beijinho

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    1. só o facto de sentires fome já está errado. quando estamos a tentar perder peso, nunca mas nunca podemos ter fome! isso desacelera o metabolismo! como comes só sopa, de manhã o teu corpo é uma esponja, ou seja, se comes pão, ele é todo absorvido e convertido em gordura.
      eu não quero estar a discordar da tua nutricionista, mas não me parece nada boa ideia...! beijinho

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    2. Tens razão tralhas! Quanto se se sente fome está errado.. Essas coisas revoltam-me ahahah. God!

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  2. Eu admito, tenho um problemazito com os hidratos. Tento evitá-los ao máximo e gostava muito de conseguir mudar isso. Ao mesmo tempo, e tal como tu, tenho a noção que o que me fez engordar não foi a massa nem o arroz. Foram as porcarias que comia entre as refeições.

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    1. eu nunca os evitei, mesmo :)! não sei porque havias de não comer HC, mais cedo ou mais tarde eles aparecem, comes e aí sim engordas porque o teu corpo não está habituado! evita sim os fritos, as gorduras, o fast food :) isso sim! há HC óptimos...super super saudáveis!
      beijinho

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  3. Eu também tento constantemente mudar essa imagem dos hidratos, mas confesso que não é nada fácil! Há ideias a que as pessoas se agarram com tanta força... Isso de comer só sopa ao jantar é um grande erro, mas pronto...

    Beijinhos :)

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    1. Não é fácil, as pessoas não acreditam...mas pronto, cabe-nos tentar mudar isso, pouco a pouco :)!
      beijinhos*

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  4. Neste momento (quando não fujo a dieta) consumo HC's ao pequeno almoço , lanche e almoço.
    Tralhas eu digo sempre Dieta, já é o meu dia-a-dia mas vou sempre usar esta palavra, porque o que eu gosto mesmo é de gordurices e pecados :P
    O problema dos hidratos a noite é que depois vamos dormir , e como não estamos a fazer nada para os queimar ..pelo menos a mim deixa-me super inchada no dia a seguir. Digo isto não só porque me disseram, mas como comprovei que excluir os hidratos a noite tem os seus beneficios, porque por mim comia Hc's a toda a hora. Eu emagrecer jamais !
    Tu colocas 4 eu coloco 6 e está mais que bom!!!
    Concordo contigo o 1 esquema que colocaste é bastante informativo.
    Mas é mesmo assim Tralhas, alerta as tuas seguidoras que querem emagrecer que não precisam de ter medo, a quantidade não pode é ser elevada.
    Agora lembrei-me, tem por aí tanto Hidrato de Carbono saudavel : aveia, batata doce , quinoa (lembrei-me daquele teu post no wordpress acho eu).

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    1. adorei o teu comentário, é quase completo do meu post :)! Fico mesmo feliz! e são testemunhos muito importantes...

      e sim, há esses HC super saudáveis que as pessoas não comem, só pensam em pratadas de massa! hoje almocei com um colega de trabalho q diz q está de dieta, trouxe um tupperware cheiiinhooo até ao cimo de arroz e depois um lombo minusculo de salmao! ridiculo... muitos HC! tudo tem conta e medida :)

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    2. AHAHAAHAHAHHAA fizeste-me rir muito agora com esse episódio.
      E os espertalhões do Gym ? No ano passado vi um com a marmita cheeeeeeeia de esparguete e uma lasquinha de frango.. tipo ?
      Na minha dieta não posso consumir nenhum tipo de massa.

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  5. Uau, Tralhas, obrigada pelo post super informativo e importante! Concordo absolutamente, mas só agora com este plano alimentar que fiz para mim estou a pôr em prática a revolução dos hidratos ;) hehehe Em dietas que me foram passadas por nutricionistas e médicos sempre se frisou a importância de não comer hidratos de carbono a partir das 17:00/18:00 horas. Cheguei a levar raspanetes de nutricionistas porque não aguentava chegar a casa (a hora a que tenho mais fome é ao lanche) e não comer um pãozinho de cereais ou duas tostas. Caía o carmo e a trindade! Resultado, privava-me, privava-me e no dia seguinte era desgraça na certa: estava com uma fome de cão e só me apeteciam porcarias - que comia. E isso é que me fez engordar, não o pãozinho de cereais à tarde. Agora como sempre hidratos de manhã (pão), a meio da manhã (tosta/bolacha de milho), ao almoço (arroz, massa, cous-cous, etc. só não como batata porque não gosto - só frita e essa não conta hehehe), ao lanche (tostas/bolachas de milho/ocasionalmente pão) e de vez em quando ao jantar (nem sempre pois é a refeição do dia a que tenho menos fome, não justifica). Resultado: estou saciada, não sinto fomes incontroláveis, tenho sempre os níveis de açúcar no sangue regulados (o que não acontecia antes) e perdi cinco quilos. O segredo, como disseste, é moderar as quantidades. Desculpa o comment-testamento, mas acho que estes testemunhos são importantes para reforçar a verdade do que disseste no teu post :) beijinhos

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    1. Obrigada sim pelo teu comentário, é muito bom receber assim feedback e outros testemunhos, é isso mesmo! Gostei muito do que escreveste e concordo contigo.
      espero que mais gente leia o teu comentário!
      beijinho

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    2. Oh, obrigada - Nut'ella corada. :) É a mais pura das verdades. beijinho

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  6. Olá Tralhas =) Não podia estar mais de acordo contigo, e acho que as imagens que colocaste no post são bastante esclarecedoras. Eu ainda não tenho uma relação completamente amigável com os HC, mas aos poucos e poucos vou introduzindo-os na minha alimentação, com peso e medida. Ainda hoje o meu almoço incluiu 3 pedacinhos de batata doce assada =)
    Beijinhos

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    1. Fazendo, ou não exercício, eles devem sempre estar presentes :)! fazem parte do prato, como a proteína e as verduras...basta comer pequenas quantidades! o teu almoço foi equilibrado!
      beijinho*

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  7. Pois eu já pesei também mais 27 kilos. 17 kilos perdi-os sozinha. Mudando apenas a forma como cozinhava os alimentos e 10 com ajuda. Mas definitivamente nestes últimos 10 cortei com os hidratos ao jantar. Por imposição, mas o que dizes até tem uma certa razão de ser.

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    1. acredito que acelere a perda de peso...mas quando voltas a comer Hidratos o corpo absorve tudo e recupera o peso rapidamente! Os HC, para mim, é como carne ou verduras! beijinho

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  8. Muito bem dito :) Concordo com tudo que disseste, embora na pratica não faça muita coisa, confesso, mas aos pouco vou mudando. Só tenho pena numa coisa: É caro a comida que seja um hidrato bom (ex: arroz integral ou massa) e nos dias de hoje, infelizmente, temos que conter muito a nossa carteira. Contudo, há sempre forma de colocar um hidratozinho no prato e mais em conta (Ex: batata doce).

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    1. batata-doce, aveia :)! mas sim, são mais caros e é pena...de qualquer forma, eu quando fiz a "dieta" e perdi os 25kg nunca toquei em massa ou arroz integral, só agora tenho essa preocupação!
      beijinho

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  9. durante mais de 1 ano e tal retirei a massa/arroz/batata da minha alimentação. queria emagrecer e cortei nas gordices e nos HC por completo. resultado: levou-me a extrema magreza. Não sou additect to carbs, como-os sempre ao PA (pão) e ao lanche (pão ou muesli), por vezes ao almoço (quando me apetece) mas ao jantar nunca (ou muito raramente).

    mas é vdd o que dizem, por vezes ocorre-me muitas vezes o pensamento "ah não vou comer HC ao almoço para o almoço ficar mais leve ou menos calórici..." e depois dou por mim nas bolachas... mais valia ter comido os HC.

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    1. sim, retirá-los da alimentação, em alguns casos, leva ao emagrecimento...mas na maior parte das pessoas não, porque ao não comerem energia, atacam tudo o resto e acabam por ter compulsões!

      os HC têm mesmo má fama :)! eu cá mais rápido deixo o bife de lado :)!
      beijinho

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  10. Eu perdi muito peso em abolir os hidratos de carbono, mas agora como-os e não é por isso que engordo! E agora mudei completamente de ideias. Acho que é essencial ingerir hidratos de carbono para o nosso bom funcionamento e para termos energia :)
    Beijinho!

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  11. Olá Tralhas,
    Este poste foi deveras esclarecedor. Realmente não podemos evitar os Hidratos e devemos comer de tudo um pouco, nas medidas certas!

    Beijinhos e Obrigada *

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  12. Viva os Hidratos de Carbono :-) É mesmo isso! Como já disse várias x no meu blog e nas opiniões que dou (que valem o que valem, claro), , a grande diferença no meu plano alimentar que me permitiu perder (quase) 24 kg foi precisamente a injestão de HC ao almoço. Que burra que eu fui durante tanto tempo com esse estigma...mas tudo é uma questão de hábito, e eu andava com o hábito ao contrário.Nade de HC ao almoço e depois vá de comer sandochas ou cereais ao jantar ou a meio da noite. Errado...Mas errado pq não fazia alimentação equilibrada. Para já, optei ainda por não comer HC ao jantar (só quando janto fora, aí não prescindo, ora essa), pois ainda estou a tentar cumprir o plano de perda de peso até chegar aos 60 kg. Só isso, pq de resto, tenho vindo a aumentar gradualmente a sua quantidade ao longo do dia. E há lá coisa melhor que um bom HC? Sejam batatinhas (prefiro doces), arroz ou masssa integral, leguminosas...É como dizes...qualidade e quantidade...Equilíbrio! E nos dias em que cometemos as "asneirolas", big deal...compensa-se no dia seguinte :-) Sejam felizes (diz que hoje além de começar a primavera é dia da felicidade, venham ela!!!!)

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  13. Eu estou na fase de aceitação dos hidratos com a minha dieta neste momento. Passei de uma fase de "hidratos? - NUNCA", para agora comer pelo menos de manhã e ao almoço (refiro-me aos complexos, como pão, cereais, aveia, arroz, batata, etc e nao à fruta).

    Mas espero que quando chegar à manutenção as coisas mudem, não é que sinta fome, porque não sinto, mas gosto imenso de pão, e só quero é perder o medo de comer pão e outros hidratos e açúcar (não quero comer sempre, mas ter medo de comer também não é bom!!) :)

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  14. A menina aqui precisa de uma dieta urgente...

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  15. Nunca cortei os hidratos, nunca! E até agora tem resultado na perfeição, perdi 20 kg :)

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  16. Concordo com tudo isto. Eu muitas vezes "esqueço" os HC ao jantar mas sei que erro. No entanto eles deixam-me mais "cheia" e enfartada e eu prefiro saladas. Mesmo assim, tenho feito um esforço :) beijinhos

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  17. O meu problema é adorar massa... adoro massa...

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  18. faz tudo parte de uma alimentação equilibrada. eu não tenho medo os hidratos porque sei que fazendo muito exercício PRECISO deles para ter energia para gastar ;p

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  19. Eu acho que nunca se devem cortar os hidratos por completo da alimentação. Afinal são eles que nos dão energia, precisamos de energia! Porém ao jantar se for dormir daí a pouco tempo, não ingiro tanta quantidade deles. Mas mesmo ao almoço dou por mim a comer pouco arroz ou massa e a encher o resto do prato de salada e proteinas. :) E uma coisa que às x as pessoas não se apercebem é que por exemplo sopa (que contenha batata como maior parte da sopa) tem hidratos lá. Ou seja, comendo só uma sopa ao jantar com uma fruta e um bife grelhado é uma refeição bastante saudável e com um pouco de tudo :)

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    1. concordo :)! a sopa com batata já é diferente...há sopas bem nutritivas e aí, juntamente com uma fruta, é uma refeição equilibrada!
      beijinho

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  20. Olha! não me podias deixar mais feliz do que me deixaste... no outro dia fartaram-se de ralhar comigo porque comi 2 colheres de arroz ao jantar e porque tinha dito se não tivesse comido isso tinha comido salada de feijão frade e atum... mas é que eu sinceramente muitas das vezes não me sinto bem quando como só vegetais com proteína... disseram-me para comer alface com atum... sinceramente se tivesse feito isso a minha barriga fica ficado a roncar.. mas pronto! vou guardar este post! xD sempre que ralharem comigo, esfrego-lhes isto na cara :P

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  21. Concordo plenamente com o teu post. Muitas pessoas consideram os HC um vilão mas a verdade é que não são. Eu sou a prova disso, como HC ao pequeno almoço, lanche da manhã, almoço, lanche, jantar, ceia (isto dito assim pode parecer exagerado mas pronto...) e mesmo assim cheguei a um estado de extrema magreza que acabou por se tornar prejudicial para mim. É perfeitamente possível perder peso comendo HC! Agora já aumentei de peso e estou saudável e continuo a comer HC a todas as refeições. Uma nutricionista disse-me que os HC devem estar presentes em todas as refeições, até mesmo ao jantar, apenas devemos ajustar as quantidades às nossas necessidades (caso precisemos de aumentar, manter ou perder peso).

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  22. Eu comecei o meu plano alimentar acompanhada por um nutricionista há duas semanas, mais ou menos, e ele contém hidratos. O meu problema sempre foram as quantidades, sei que comi sempre demais às refeições, e por gostar demasiado de comer sempre tive medo de entrar numa paranóia com as dietas porque sei que seria infeliz se isso acontecesse. Mas a verdade é que tenho encarado isso de forma totalmente diferente do que pensava, precisamente da forma como falas: não é uma dieta, é um plano para o futuro, uma reeducação alimentar. O meu nutricionista faz essa divisão do prato, só não coloca a parte das frutas pois divido a fruta entre o pequeno-almoço e o lanche. Mas como arroz e batatas e massa ao almoço e ao jantar como toda a gente normal, só que como na dose certa. E sinto-me motivada por isso, por sentir que estou a fazer algo duradouro, algo que não é restritivo. E nunca sinto fome, como era meu medo.

    Por isso, resumindo, concordo com este post do início ao fim!

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  23. Adorei este post e os vossos comentários!Há tempos fui à nutri pois não conseguia emagrecer sozinha e já me estava a afectar a todos os níveis. Chegando lá a senhora começa a fazer me perguntas e por fim constacta de já como muito saudável mas que necessito ajustar as quantidades. Até ai tudo bem, mas cortou-me nos hidratos de carbono, só podia comer uma fatia de pão ao pequeno almoço e uma ou duas bolachas maria com uma peça de fruta num lanche.Só vos digo que dois meses e meio depois emagreci 1,1kg e tenho umas fomes loucas. Deixei a senhora nutri pois a senhora não me mexeu uma única vez no plano e só dizia que tinha de fazer mais exercicio, faço exercicio duas vezes por semana e trabalho de pé o dia inteiro, ando km pois trabalho numa loja. Sou só eu que acho que está qualquer coisa mal?! Com este post percebi que é possivel comer HC e emagrecer. Obrigada Tralhas e meninas vou seguir as vossas dicas.
    Beijinhos

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  24. Adorei o post, tens aqui realmente muita informação relevante! =)

    http://rainhadofashion.blogspot.pt/

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  25. Concordo. Post muitíssimo interessante.

    Não vou dissertar sobre a dieta de South Beach, dieta que faço, e que é para a vida, e com a qual já perdi 14kg em 3 meses, apenas digo que os hidratos de carbono não são os vilões da história, desde que consumidos moderadamente e os correctos. De momento estou a comer entre 2 a 3 hidratos de carbono complexos e 2 frutas por dia.
    Pequeno-almoço, almoço e às vezes ao lanche com hidratos de carbono complexos (pão, arroz integral, quinoa, batata doce, aveia...) e só com glúten ao pequeno-almoço. Frutas tipo 1/2 laranja ao almoço com resto ao jantar, ao lanche frutos vermelhos ou 1 kiwi. Aprendi a viver assim, gosto e resulta comigo.

    Beijinhos

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