sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Dia da Descoberta - Alga Nori

A descoberta de hoje não interessa a todos vocês, bem sei, mas eu achei mesmo muito interessante e vou adorar experimentar este Natal!

como já devo ter referido, a minha irmã é vegetariana e este ano fiquei encarregue de escolher a ementa natalícia para ela :)!
enquanto procurava uma alternativa engraçada ao bacalhau, encontrei esta receita:

Bacalhoada vegan

Não vou fazer igual porque a minha irmã adora couves e batatas cozidas, portanto, o que vou usar aqui é a ideia do tofu embrulhado em algas nori para substituir o bacalhau.

Beneficios das algas Nori:






A alga Nori é rica em fibra e proteína (20 a 34%), possuindo pouca gordura, sendo por isso considerada uma boa fonte de vitamina C e A, e também um anti-oxidante. Esta alga é uma boa fonte de potássio, de ferro e uma excelente fonte vegetal de vitamina B12, ainda que esta vitamina esteja apenas disponível no estado natural da alga, pois uma vez seca, a B12 transforma-se numa forma análoga que provoca a depleção da mesma.Adicionalmente, a Nori contém baixo teor de iodo, podendo ser uma boa fonte do mesmo a longo prazo, sem representar risco de hipertiroidismo. Estudos apontam a ingestão de Nori como desempenhando um papel no baixo risco de desenvolvimento de cancro da mama em mulheres pré e pós-menopausa, assim como, devido à sua fibra solúvel e poder anti-coagulante pode ser um factor de controle de colesterol, além de assistir no crescimento e manutenção do cabelo, unhas, ossos e dentes.O sódio presente nas algas tema capacidade de neutralizar substâncias radioactivas do corpo, ligando-se a elas e depois excretando-as, desempenhando assim o seu papel desintoxicadora.

fonte

O que me agradou foi ser uma fonte de vitamina B12, uma das maiores falhas nos vegetarianos e tem 2 vezes mais proteína do que algumas carnes!

Vou experimentar :)!
mas só no dia seguinte, porque eu cá adoro bacalhau cozido!

para além disso, tenho esta sugestão de rabanadas :)



Hoje vou, como já vos disse, ter o jantar de Natal da empresa :) depois dou-vos novidades! amanhã bem cedo vou para a terrinha, onde vou passar o Natal :) vou tentar não ficar muito tempo sem vos visitar...

mas entretanto, desejo-vos um óptimo Natal :), aproveitem ao máximo e desfrutem.


beijo grande*

6 comentários:

  1. Isso da alga interessa-me bastante! Onde se compra?
    Bj S

    ResponderEliminar
  2. eu cá adoro bacalhau e não o trocava por nada! :) mas foi uma ótima descoberta, sem dúvida!
    essa receita das rabanadas parece-me muito bem, pelo menos é mais saudável :)
    beijocas*

    ResponderEliminar
  3. allo, do que vi estás com um corpo espectacular! logo que possa também quero voltar à natação e fazer ginásio para ficar mais definida, conto com as tuas dicas. gostava que partilhasses cmg a tua rotina desportiva!
    quanto ao peito dos casos que conheço, tanto redução como implante, não custa nada, só o tempo de recuperação que pode variar, mas 2 semanas e estás pronta para tudo. eu também espero fazer; ficou mt vazio com a perda de peso!

    ResponderEliminar
  4. As algas Nori são boas para o Sushi
    Não sabia dos beneficioss Wowww

    Bom viagem tralhas e tudo de bom :) :)
    Cuidado com os chocolates ehehhe
    Boas festas

    ResponderEliminar
  5. Uma boa descoberta.

    Desejo-te um Feliz Natal.

    ResponderEliminar