segunda-feira, 11 de março de 2013

Granola (vila morena?) - a 1ª vez

Ontem à noite, finalmente e após meses de espera, decidi-me a fazer granola em casa! A Rapariga Moderna já me tinha incentivado algumas vezes :) e realmente é muito simples (e delicioso).

Fiz um pouco a olho, mas mais ou menos isto:

200gr de Aveia
50gr gérmen de trigo
30gr pinhões
50gr amendoas
umas 5 nozes (era mesmo um fundinho to pacote)
3 colheres de sopa de sementes variadas (ja comprei assim)
1 colher de sopa de sementes de sésamo
2 colheres de sopa de coco ralado
2 colheres de sopa de mel
Bagas Goji (uma mão cheia)

é só juntar tudo, derreti o mel no micro-ondas e envolvi na mistura. No final, já depois do forno, juntei as bagas Goji.
Deixei no forno 20min a 180graus, mas torrou um bocadinho demais...



sempre ouvi que a granola é demasiado calórica e com demasiado açucar... esta apenas levou mel e para mim até é demasiado doce, não vejo mesmo necessidade de juntar açúcar!

Eu calculei muito por alto e uma dose (40gr) tem, aproximadamente, umas 200kcal. Calculei tudo por cima. Mas são 200kcal sem açurares refinados, sem conservantes... acho que fica na categoria saudável :)

e é um pequeno-almoço delicioso:




Juntei iogurte soja natural e uns morangos e 30gramas de granola

São servidos?


15 comentários:

  1. Adoro granola nos iogurtes :) esta deve ser deliciosa, especialmente pq não tem passas :p
    beijinho!

    ResponderEliminar
  2. A granola que costumo fazer é muito parecida, mas eu junto amendoins e pepitas de chocolate negro e não junto mel ;) Fica tão booooooom :D

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  3. Manda vir uma tacinha para o Pequeno-Almoço de amanhã! :P

    ResponderEliminar
  4. No Brasil usam muito, no açaí, uma coisa super-hioer-mega calórica :) que leva gelado de açaí, granola, leite condensado, fruta e mais não me lembro!!!
    Boa semana ;9

    ResponderEliminar
  5. Nunca comi granola, mas acho que não vou gostar.:)

    ResponderEliminar
  6. que bom aspecto com que ficou :) apesar de dizeres que ficou tempo a mais...
    obrigado por esta receita :)

    ResponderEliminar
  7. Ai que aspecto!!!! Tenho de tirar o trigo e experimentar!!! Soa-me taaaaoooooo bem!!! :D

    Beijinhos e boa semana!!! ;)

    ResponderEliminar
  8. um dia destes vou fazer disso!!!!
    Adoro a tua louça, pronto...
    e esse moranguinho é a "cereja no topo" lol

    Beijinhos grandes minha linda e um bom dia

    ResponderEliminar
  9. Nhammmm Nhammm!
    Tens razão não se sente falta do açúcar, o coco ralado já dá aquele efeito doce.
    Adoro as tuas fotos, são muito convidativas eeheh

    Beijosssssssss Tralhas******

    ResponderEliminar
  10. então, então?
    gostaste um bocadinho? :O

    Beijinhos grandeeeees

    ResponderEliminar
  11. Já copiei a receita! Melhor fazer em casa pois sabemos mesmo o que lá está ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar