sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Soja: Uma alternativa simples

Bom diaaa!

Ontem consegui ir ao ginásio yeah! Estava a ver que não dava e a ficar furiosa...


  • Aula abs 15min 
  • Aula cycling (clássico) adorei, faixas sempre a subir, com muita carga, bem como eu gosto!
  • Aula Pump
  • eeee....antes que me matem, fiz o circuito =)!


Super completo! Agora vou tentar ir amanhã de manhã fazer mais umas máquinas e chega!

Cheguei a casa com tanta, mas tanta fome...não sei o que se passava! Comi a sopa, uma omelete com espargos deliciosa, ainda cozi umas couves-de-bruxelas (a prova, atenção que é um prato sobremesa):




e ainda devorei umas bolachas de azeite que falei aqui (não resisti)!

Depois de jantar preparei o meu almoço de hoje. Como se tem falado muito de soja por estes blogues fora (cs miaufroufrou tens que experimentar =)), lembrei-me de fazer um post sobre isso. Este é um exemplo de como a soja é algo muito simples e rápido de cozinhar... como a minha irmã é vegetariana há 5 anos, todos lá em casa mudámos os nossos hábitos e a soja passou a ser algo banal, fácil de cozinhar!

Há imensas receitas vegetarianas deliciosas e elaboradas...tal como há de carne e peixe. Mas nos dias como ontem, também dá para fazer algo rápido! Quando eu penso em cozinhar algo para o almoço o meu 1º pensamento é sempre soja, tofu...ou simplesmente vegetais! 
Ontem olhei para o pacote de soja grossa a terminar e pensei juntar ao resto do arroz integral de 3ª feira (aquele arroz de míscaros deu para 5 refeições!!! 1 copo de arroz!).

Fiz assim:

Demolhei a soja em água a ferver (no pacote aconselham a 60min, eu costumo deixar menos):





Usei esta soja:



Tabela nutricional:



Valor energético por 100g: 363kcal
Proteínas: 50g
Hidratos de Carbono: 38.5g
Lípidos: 1g
Fibras: 3.5g



A proteína de soja texturizada apresenta-se como uma saudável alternativa à proteína de origem animal. Excelente fonte de proteína e de fácil digestão, fornece os aminoácidos essenciais à alimentação humana. Nutricionalmente equilibrada, a Soja é uma fonte de vitaminas e minerais, pobre em gorduras, sem sal e rica em elementos fitoquímicos, nomeadamente isoflavonas. É naturalmente isenta de colestrol e glúten. 

Depois de demolhada, foi só juntar na wok. Preparei um pouco de feijão-verde com alho e azeite, juntei a soja, temperei apenas com molho de soja, juntei o arroz para envolver e este é  o resultado:




Deu para mim e para o Pedro. Ou seja, menos de 50gr a cada um (cerca de 100kcal)... muito menos do que a quantidade de carne que devia comer, eu sei!

(aquelas duas couves ali perdidas sobraram do jantar ehehe, tadinhas...tive que as usar)

A ideia é apenas mostrar como a soja pode ser usada de forma simples, sem grandes receitas ou trabalho. Chegam a casa, não têm nada programado, não apetece descongelar carne ou arranjar peixe...e porque não uma refeição assim? Demora 15min!

Por outro lado, é também uma forma de mostrar como aproveito a comida! 

Até logo =),

30 comentários:

  1. Vou experimentar. Por acaso também me dá para fazer receitas de soja, gosto e deixo assim de comer animais mortos:P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. podes crer! eu acho que é uma boa substituição, cada vez como menos carne e peixe.

      Eliminar
  2. Eu gosto muito de soja.
    tb já a como desde pequena, apesar de ser de maneira diferente.
    A minha mãe misturava com a carne, e eu sempre gostei.
    E também gosto de seitan, não é de soja, mas acho-o muito saboroso!

    Eu tb aproveito assim as comidinhas.
    estamos em crise!! e ela ainda está boa, por isso é para comer :)

    BEijinhos grandes e:
    É QUASE FIM-DE-SEMANAAAA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim,há quem misture com a carne, é uma óptima opção =)! também gosto de seitan, mas cozinho menos vezes! eu sou super fã de comida vegetariana =), ainda não apanhei nada que não gostasse!

      ah pois, é tudo aproveitadinho =D esta semana foi assim!

      beijoca grande =D, sim está quase!!!!
      espero que descanses no fds mulher!

      Eliminar
  3. Eu nunca comi soja mas tenho essa curiosidade, seitan não posso pk tem gluten. Tenho comido tofu mas como n gosto mt só passado na frigideira optei por fazer com caril que fica mt bom... Sou fã de caril. Hélia

    Bom fim de semana para tdas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, com caril fica óptimo =)! o segredo do tofu é temperar bem =) e durante algum tempo, eu deixo de molho umas horas antes!

      beijinhos e bom fds =)

      Eliminar
  4. Bom dia :D
    Gostei muito das tuas receitas. Eu de soja só comi rebentos e adoro. Mas soja, soja, nunca comi. Sabe mais ou menos a quê? :P
    Beijinhos e boa sexta-feira*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá =)! não sei como te explicar =/ é complicado...sabe ao tempero basicamente =P, é tipo cereal...mas esponjoso, com molho... é bom =P! acho que devias experimentar um dia, talvez assim a soja granulada fininha no esprguete à bolonhesa =), é a forma mais soborosa para principiantes =)!
      beijinho

      Eliminar
  5. Já comi soja algumas vezes, não adoro mas até se come! Acho uma ótima sugestão para quando não há muito tempo.
    Boa sexta feira! Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Hmmm que maravilha quem me dera conseguir convencer os meus pais cá em casa a consumirem uma alimentação assim de vez em quando...mas eles são muito resistentes a outro tipo de comida lol

    Mas eu gosto bastante ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois, os pais não é fácil...no meu caso, como a minha irmã ficou mesmo vegetariana, teve que ser =)! mudaram muito e a verdade é que agora adoram!
      beijinho*

      Eliminar
  7. Eu é muito raro comer soja, mas as últimas imagens têm bom aspecto. Um dia ainda experimento fazer :D

    ResponderEliminar
  8. Respostas
    1. ai, e agora ainda por cima a fazer exercício, toca a comprar =D

      Eliminar
  9. UI essa tua ida ao ginásio parecia as minhas ao Sábado XD Jump + treino de pernas + cycle (tenho de acabar com o Jump antes que estraga-me um bocado o treino de pernas :\).
    Não percebes porque estavas com tanta fome??? Olha que eu tenho uma ideia! LOOOL E depois desse exercício todo, um pratinho de sobremesa? Não sei como não continuaste com a mesma fome! Eu realmente sou mesmo alarvinha... lolol

    GO GIRL!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hmm, pois, tenho andado a dar-lhe no ginásio... se calhar é mesmo por isso que ando tão esfomeada =P! é um prato de sobremesa, mas tem meia omelete!! e já tinha ido a sopa, fora as 5 ou 6 bolachas!

      beijinho =)

      Eliminar
  10. obrigada pela sugestão :) realmente parece muito fácil e não há nada como experimentar para tirar as teimas de uma vez!

    bom fds**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. =) exacto, nem que seja para dizeres que não gostas, não há como experimentar!
      beijinho e bom fds*

      Eliminar
  11. Gostava tanto de conseguir comer assim a soja! Mas não consigo meeesmo!
    Bj S

    ResponderEliminar
  12. Adoro soja! É essencial cá em casa! Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. =) na minha também! Estavamos a comentar um blog uma da outra ao mesmo tempo =P! beijinho

      Eliminar
  13. Eu adoro Soja. Óptima receita Tralhas também tenho uns naquitos mesmo a terminar que precisam de ser utilizados.
    Já me deste uma ideia para o jantar omeletes, sem duvida. Eu acabei de lanchar mas calhava bem a que fotografaste.
    60 minutos ? Eu tenho feito sempre 20-30 minutos em água. Faz muita diferença ser 60 ou menos?
    A levedura de cerveja , isso dá para Batidos não é ? Nunca usei, mas já ouvi falar. Se tem proteína vai ser uma futura aquisição sem duvidas.


    (que chata que estou hoje, só perguntas)

    Beijossss, Bom Fim de Semana/Feriado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é óptima porque é saborosa e rápida :) se bem que o arroz já estava pronto do outro jantar, foi mais fácil e foi necessário menos tempo de cozedura e menos tempero! mas hoje soube-me muuiitoo bem ;)!

      eu deixo sempre menos também, aliás, às vezes, ficam só uns 10min (a soja fina), esta é que deixo ficar uns 30min sim...!

      é para tudo, é tipo o gérmen talvez...eu uso tipo este: http://www.salutem.pt/detalhe.asp?id=342&ma=8&mb=


      a minha mãe começou a comprar porque é aconselhado para vegetarianos :)

      mas

      "É muito adequada aos desportistas, aumentando-lhes a resistência, favorecendo o trabalho muscular e promovendo a eliminação de toxinas residuais."

      beijinho e bom fim-de-semana =)!

      Eliminar
  14. No meu caso como costumo comer 120g de carne/peixe. No caso da soja terei de reduzir para metade por ser tão calórica?

    ResponderEliminar

Ocorreu um erro neste dispositivo