sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Balanço épocas festivas (texto longo...Fujam!)

Bom dia :)!

e parece que estão, finalmente, a terminar as épocas festivas! eu ainda tenho um jantar de "Natal" hoje com os meus amigos com troca de prendas, mas amanhã acabam oficialmente as jantaradas, prometo!

se por um lado esta é uma época fantástica em que estamos com quem nos é mais querido, em que abusamos nas comidinhas, trocamos mimos com os nossos amigos e familiares, viajamos, bebemos, festejamos...também é uma época de descontrolo alimentar!

como vos disse, decidi passar estas 2 semanas sem me preocupar com a comida e sinto-me bastante bem com essa decisão!
hoje pesei-me e tenho menos 300gr do que antes de ir para Barcelona! nem eu queria acreditar!

a verdade é que me soube tão bem estar afastada da balança e comer livremente. Atenção, quando eu digo que comi sem culpas e sem restrições, não significa que agarrei em tudo o que vi e me empanturrei de doces e fritos! mantive as minhas regras, poucas quantidades e, principalmente, tentei sempre fazer escolhas!
por exemplo, nos dias normais de semana (na semana passada), mantive uma alimentação super saudável durante o dia no trabalho, não trouxe um único doce de natal para cá (ficou tudo em casa dos papás) e tentei ir ao ginásio! Sempre que posso, a refeição é saudável e com as comidas habituais...em Barcelona, ao pequeno-almoço, os meus amigos começavam logo a comer pão com presunto e queijo da ilha... eu adoro presunto e comi imenso nesses dias, mas ao pequeno-almoço nunca. Devem pensar no que vão comer de acordo com o momento...eu adoro pão com vaca que ri ou torrado de manhã, por isso, mantive o pequeno-almoço assim e não fiz esforço nenhum para isso! Outra coisa que fiz foi continuar a beber líquidos durante o dia todo, muitas vezes, não o fazemos em viagens e é um erro.
Ao jantar nunca me privava de tapas, de presunto, queijo, fritos (comi uma dezena de croquetas)...porquê? porque estou em barcelona, adorooo tapas e salgados e vou aproveitar! Mas depois abdicava quase sempre de sobremesa...porque para mim é menos importante! Bebi vinho e cerveja à vontade porque eu gosto e sabe-me bem, mas se vocês não apreciam, está aí outra coisa onde podem cortar.

Por falar em tapas, fomos ao 100 Montaditos, adorei o e também existe no Porto. É barato, está aberto ao longo da noite e tem promoções de cerveja e montaditos. Vejam só as infinitas opções: http://www.100montaditos.com/nuestra-carta  



eu tento sempre olhar para as opções e escolher o que me apetece realmente ou o que vou apenas comer por comer naquele momento. num dos dias em que almoçámos num restaurante, a sobremesa estava incluída mas quando veio para a mesa tinha péssimos aspecto. eu queria muito uma waffle com chocolate, por isso, deixei a sobremesa no prato e fui comer a waffle durante a tarde. Ninguém fez essa escolha...e ninguém gostou particularmente da sobremesa...ou seja, calorias sem necessidade nenhuma!

outra coisa que tento ter cuidado quando ando assim em viagem ou festas são as bebidas doces tipo cappucino ou cafés com natas! um simples café mocca no starbucks tem 300kcal! podem dizer que bebo um copo de vinho e também tem imensas calorias...mas é uma escolha! se beber ao longo do dia um café mocca, duas sobremesas e vinho...acumulei bem mais calorias!

outra conclusão que tirei é que andar quilometros faz realmente a diferença...andámos horas seguidas em barcelona e isso fez, sem dúvida, diferença! eu juro que achei que tinha engordado 5kg porque realmente abusámos muito mesmo na comida...mas ainda perdi peso! num fim-de-semana em que abuso muito menos do que estes 4 dias, engordo sempre e a diferença é estar parada! Noto, ainda, a barriga sem inchaço nenhum..o que ja não acontecia há muito tempo!

por isso, tomei uma nova decisão, independentemente do ginásio, vou começar a caminhar todos os dias! eu passo o dia inteiro sentada no trabalho e ando sempre de carro...quero mudar isso!

Desculpem o texto enorme :) mas às vezes vejo as pessoas à minha volta a não fazerem estas escolhas e depois ficam em baixo por terem aumentado de peso e sentem-se com culpa!

Por falar em comidinhas, conhecem este restaurante?

A Empadaria do Chefe

trabalhamos com o chefe Avillez aqui na empresa onde eu trabalho, por isso, tive alguma curiosidade e eu adoro empadas (shame on me). Provei uma de requeijão e legumes com arroz malandrinho e tomates assados. Gostei da experiência :)



e vocês? alguém experimentou?

Tenho uma descoberta do dia preparada mas não tenho as fotos aqui...espero ainda conseguir colocar hoje!

Até amanhã e tenham um óptimo fim-de-semana!


10 comentários:

  1. Não conheço, mas essa empada de requeijão e legumes parece-me tããão bem!
    Bj S

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que andar é das melhores coisas! Eu até posso dizer que engordei porque parei de andar, pois quando andava na faculdade no centro do Porto, andava muito! Era menina de ir da Batalha à Boavista! E agora sinto saudades desse tempo porque me sentia tão bem!

    ResponderEliminar
  3. Ui, isso é que é dedicação... eu em Espanha certamente que engordei. eheheh

    Essa empada tem mesmo bom ar, yummy.

    ResponderEliminar
  4. kakakak tb conheço essa cervejaria XD kakakakak ... Mt bom... se calhar ainda nos encontramos na rua sem saber :P **********

    ResponderEliminar
  5. Olha Tralhas, eu demorei a perceber, mas realmente é isso mesmo que temos de fazer. Para mim isso faz mil vezes mais sentido do que passar dias a fio a comer peixe cozido e bifes de peru grelhados. Quem me dera ter adquirido estes hábitos há mais tempo, mas vamos sempre a tempo de mudar para melhor, certo? Se a minha filha aprender com isto, para mim já é uma vitória. Beijo

    ResponderEliminar
  6. Adoro quando dizes "texto longo fujaaam" ;P

    Eu não sou muito fan de presunto.
    Mesmooo, fizeste muito bem em aproveitar não é todos os dias que se viaja nao e?
    Não conheço o restaurante, mas que o prato tem bom aspecto teeeeem!
    Caminhadas é tão bom! Faz diferença, se temos a possibilidade de andar a pé porque não o fazer? Poupamos na carteira e o meio ambiente agradece.
    Como sempre um post informativo, like it

    Beijosssssss Tralhaaaas

    ResponderEliminar
  7. adoro os 100montaditos!!! :p
    e de facto, andar, ajuda imenso!! tambem me acontece o mesmo quando vou viajar ;)
    Beijinho, Carli *

    ResponderEliminar
  8. Eu fui aos 100 montaditos em Barcelona e adorei. Quando soube que havia em Gaia fiquei super contente. Ainda não fui lá, mas quero ir brevemente! Aquilo é realmente muito bom :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  9. Tu estás naquela fase que eu hei-de estar algures durante este ano: a fase em que as escolhas já são naturais e os pecados conscientes e perfeitamente aceitáveis.
    Chegar a essa fase é TUDO. É o segredo para manter o trabalho feito e melhorar cada vez mais!
    Parabéns!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Muito bem querida!! Faz bem relaxar um pouco de vez em quando e comer sem pecar :D

    ResponderEliminar