sexta-feira, 9 de novembro de 2012

almoços em restaurantes (a revolta)

Cada vez gosto menos de ir a restaurantes à hora de almoço. Há muito tempo que me habituei a trazer a marmita para o trabalho e foi o melhor que eu fiz! Na 6ª feira, no entanto, juntamos aqui um grupinho e é dia de restaurante...para mim, dia de tortura!
Não me interpretem mal, eu gosto de ir a um bom restaurante (não falo de caro ou chique) mas a um restaurante diferente, que serve comida caseirinha que eu conheço e aprecio! estes restaurantes "de zona industrial", é um "toca a despachar clientes".
Ponto 1 toda a gente repara no que eu como..."estás tão magrinha e escolhes isso!" "porque é que não queres batatas?" etc. etc.!
Ponto 2 em dias como hoje (que estou com dores de estômago e azia destes 2ª feira) quero algo leve e saudável...e cadê??!

Para terem ideia, as opções hoje: empadão de carne com crosta de bechamel; grelhada mista de carnes; salada russa com maionese e atum.
Ok, tudo bem. Peço para me trazerem grelhada mista só com vitela. "Ah não é possível, está tudo junto em bocadinhos pequenos...!"
Peço um bife de peru grelhado com arroz e cenoura. Explico que estou com um problema no estômago. O bife chega e vem recheado de molho!!! Oi?! Porquê? Acabou de ser grelhado!

Não disse nada, engoli a sopa (mais conhecida por cerelac de legumes de tanta farinha) e lá comi um pouco do bife cheio de molho... E com isto tudo só pensava o quanto sou feliz em trazer a minha marmita, não compreendo como existe tanta gente que repugna essa ideia, especialmente, nos dias de hoje!

Em dias como este, penso que até uma sandes era uma boa opção, fica a ideia:



Quando não tenho alternativa, gosto de fazer uma sandes parecida com essa (sem manteiga de amendoim porque não aprecio mesmo). Tofu grelhado com pimentos e cebola.

Eu adaptei a receita daqui


E vocês que pensam disto? Almoçam em restaurantes habitualmente? Levam marmita?

E isto tudo de pensar em restaurantes, lembrou-me esta música e agora estou a cantarolar:



Bom fim-de-semana!

37 comentários:

  1. eu também cada vez que como fora ou já vou mentalizada para uma refeição diferente (p.e, numa ocasião especial) ou tento ir ao um centro comercial porque tem sempre muita coisa por onde escolher (vou quase sempre ao vitaminas). no trabalho como no refeitório, mas a comida é sempre muito boa e saudável. quando não o é, opto pela sopa. mas a marmita é sempre a solução mais saudável e em conta :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu tento fazer isso também, ou vou para comer algo muito diferente e esqueço as calorias e como foi confeccionado ou então esquece! e mesmo o vitaminas, fiquei chocada com as calorias! enfim, nada como trazer a nossa comidinha :)

      Eliminar
  2. A marmita é uma excelente opção. Descobri agora o teu blogue e a minha história no que respeita ao peso é parecida com a tua :)
    Também notei dificuldade em comer em restaurantes desde que mudei os hábitos alimentares. Agora tenho oportunidade de ir almoçar a casa, o que é óptimo. Sopa sem batata, bife de frango com salada, etc, à minha maneira. Restaurantes ficam para as excepções, como hoje que é sexta feira. Aí não me preocupo, mas por norma não dá! Adorei o blogue e vou seguir, mas como estás a recomeçar nas seguidoras, vou a tempo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas tuas palavras :)! eu já seguia o teu blog com o google reader (com um outro blog que tenho,este é anónimo vá)! pois, a ideia é ir a um restaurante e não pensar muito nisso, e é o que eu faço... mas almoços, custa-me... não é nenhum prato especial e só se come "porcarias" =/

      Eliminar
    2. De nada!! Então já me seguias? Não te tinha descoberto! Mas agora já está :)
      Pois, por norma não dá...qdo não vou a casa, como no vitaminas ou na loja das sopas. Mas também sinto que a sopa ás vezes parece papa. De qualquer maneira vale pelo sumo natural que bebo e adoro, laranja, cenoura e beterraba, sou viciada. A marmita continua a ser uma das melhores alternativas.

      Eliminar
  3. É muito difícil encontrar comida que seja indicada para nós. Para mim o único restaurante que tem refeições saudáveis é o Go Natural, de resto é só pecados. Isso das marmitas sou olhada como doida e etc, mas nem ligo, lá tenho que explicar o porquê , mas mesmo assim não querem perceber. Enfiiim, coisas da vida, talvez daqui a uns anos as mentalidades mudam e depois olham-nos como "pioneiras".

    Beijosss**

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, era mesmo bom ver as mentalidades mudarem. aqui no trabalho, somos vários os adeptos das marmitas e das refeições mais saudáveis, mas ainda há demasiadas pessoas que não se preocupam!
      Gosto dessa imagem de nós pioneiras ahaha!
      beijinhos

      Eliminar
  4. nos últimos anos sempre tive oportunidade de almoçar em casa, mas quando tinha que levar almoço para a universidade levava sempre marmita. qualquer coisa que se pudesse comer frio já que na cantina recusavam-se em aquecer-nos a comida no microondas. optei por levar marmita porque a comida na minha faculdade era carissima (para uma universidade) e não tinha muitas opçoes saudáveis. mas quando normalmente vou a algum restaurante opto sempre por um peixe grelhado com legumes, mas eu gosto dos legumes sem temperos e da ultima vez que os pedi num restaurante vinham afogados em azeite! (odeio odeio odeio)

    acho que já não encaixa na minha cabeça a comida de restaurante, pelo facto de não saber como é feito, que ingredientes usam...ainda por cima gosto sempre de saber tudo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. podes crer, o pior são mesmo os ingredientes...mesmo num peixe grelhado, muitas vezes colocam manteiga antes de grelhar, para aumentar o sabor! enfim, o importante é manter o maior nº possível de refeições saudáveis e encarar o restaurante como uma excepção. Neste caso, irrita-me porque é um almoço, tem menus fixos de prato do dia e é 1 vez por semana...ando sempre neste dilema grrr!

      Eliminar
  5. Comer todos os dias fora nesse tipo de restaurantes eu nunca consegui, nem sei como é que as pessoas conseguem! Imagina eu que nem como carne não me safo nesse tipo de situações! E depois é só molhos cheios de gordura, e fritos em óleos mais que requentados! Trazer comida de casa quando há um sítio no emprego onde se possa comer é a alternativa mais saudável e inteligente sem dúvida!
    Bj S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, não comendo carne então...esquece! eu não gosto de carne, eu tento comer de vez em quando, aliás...normalmente, às 6ªs nestes almoços precisamente!
      a marmita é a forma mais saudável :) é a nossa comidinha!
      beijo*

      Eliminar
  6. Eu opto pela marmita, mais saudável e económico! Parabéns pelo novo espaço, está lindo! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Eu compreendo-te. Eu odeio que estejam a olhar para o que eu como e que digam "txi, só comes isso" ou quando comes algo doce e apenas olham para ti com esse ar de reprovação.
    Eu, por sorte, posso comer em casa, por isso faço a minha comidinha, mas às vezes lá tenho que comer na faculdade. Para a semana terei que comer um dia na faculdade e estou seriamente a pensar levar uma marmita, acho que não é nada do outro mundo, é mais saudável e mais económico.
    Beijinhos e bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, temos que lidar com isso...e melhor que levar marmita, só mesmo ir comer a casa! =)
      beijinho

      Eliminar
  8. eu tb sou fá da marmita!!!!
    por acaso ultimamente quando como fora só tenho comido sushi, o que ajuda nisso.
    mas normalmente comer fora é bastante chato e limitado :/

    Beijinhos ***

    ResponderEliminar
  9. Para ser sincera a ementa também não me agradava.
    A marmita sempre fica mais barato e tens a possibilidade de levar o que gostas :) Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. já não sou a unica então =P! sim, adoro levar a marmita! beijinho

      Eliminar
  10. Dado o tempo de crise já muita gente aderiu à marmita e ainda bem :)*

    ResponderEliminar
  11. o q andas a fazer no gym..era o k eu devia fazer mas c estas coisas todas... th andado ao contrario ..espero esta semana entrar nos eixos c trabalho e td mais!! =) ehehe * Parabens pela casa nova!GOSTOOOO =D ehehhe beijinhoo********** eu venho almoçar sempre a casa se não como um baguete mista e sopa... raramente tenho comido outra coisa fora!! ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comer em casa é tão bom =) por isso é que levo a marmita, para tentar manter a alimentação saudável!
      beijinhos =)**

      Eliminar
  12. Eu levo a marmita, tb reparam sempre na pouca qtdd de comida !! ;) Tb gosto de ir a restaurante mas como tu com qualidade e não por ir e comer coisas mais do que impigidas, sem sabor e sem textura. Ainda ontem apesar de não ter tido tp nenhum p fazer comida, preferi levar algo de casa do que ir ao restaurante onde nada tem personalidade!! bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é mesmo isso, pena que algumas pessoas não percebam! por outro lado, finalmente a marmita está a ficar na moda, as pessoas começam a perceber que, não só é mais económico, como mais saudável =)! beijo*

      Eliminar
  13. Não achas que estás a ficar demasiado obcecada? Qual é o problema de comer um bife com um bocadinho de molho? Vai furar-te o estômago? Podias ter pedido a grelhada mista e comias só a vitela ou o frango... Não fiques demasiado obcecada porque isso só te vai fazer ficar infeliz. Relaxa um bocado, não precisas de continuar a ser tão restrita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se trata de ser restritiva, trata-se de fazer escolhas na comida, bem todos apreciamos a mesma comida, nem as opções oferecidas por este tipo de restaurantes. Se eu fizer um molho em casa, provavelmente, não me fura o estômago...! para além disso, se leres bem o post, eu falei do meu problema de estômago...daí não poder abusar.

      Eliminar
  14. Tenho a sorte de comer na casa da mãe todos os dias, ao almoço. Nem pensar em desperdiçar dinheiro a almoçar sempre fora, só almoço fora à sexta-feira.

    ResponderEliminar
  15. Levo sempre o almoço de casa, temos uma copa espectacular, como melhor do que em muitos restaurantes e ainda poupo imenso dinheiro!

    ResponderEliminar
  16. Ando sempre com a minha marmita atrás. Por vezes não tenho tempo para cozinhar no dia anterior e levo sopa(porque tenho sempre no frigorifico) e faço uma omelete pois sofro do mesmo problema que tu. Coisinhas saudáveis nos restaurantes são cada vez mais escassas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu também tenho sempre sopa, assim nunca falha! é, sem dúvida, a opção mais saudável! beijinho

      Eliminar
  17. Eu também levo sempre a marmita de casa. E normalmente como no meu carro a ler um livrinho sem ninguém a chatear-me. Já faço isto há 15 anos e não me imagino a gastar dinheiro (e a minha saúde) em restaurantes todos os dias. Beijo

    ResponderEliminar
  18. Eu tenho a sorte de conseguir ir comer a casa. Para mim restaurantes é só mesmo em ocasiões especiais e de preferência que façam pratos diferentes que não seja bifes grelhados e batatas fritas, por exemplo.

    ResponderEliminar
  19. Eu como sou boa boca e não sofro de mal desses nenhuns, como bem nos restaurantes...aliás agora pensando bem, a comida da minha mãe tem sempre muitos menos condimentos, e quando como fora fico a arrotar o dia todo =/

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  20. Cada vez como menos fora!
    nada substitui a boa e saudável comidinha caseira!

    ResponderEliminar